Vivemos hoje na era digital, a era da tecnologia, das máquinas, invenções que se superam a cada dia, onde muitas destas servem de auxilio em diversas, senão em todas as áreas do conhecimento. Essas tecnologias são usadas nos mais diversos lugares e naturalmente chegou às escolas.
A introdução dessa tecnologia tem sido feita por etapas, observamos que o primeiro momento dessa inclusão digital se deu com a chegada das máquinas de computadores nas escolas que sem ter algum ou nenhum domínio por parte dos diretores e professores, acabaram por ficar em desuso. Na verdade, nesse momento não houve de fato a inclusão, pois as escolas apenas tiveram acesso às máquinas, mas não a garantia de acesso à informação e muito menos utilização dessa ferramenta.
No segundo momento, que acreditamos ser o momento atual, temos avançado no sentido de que essa inclusão está sendo feita pois tem-se oportunizado aos profissionais da educação acesso à educação digital.
O mundo está em constantes mudanças em virtude dos avanços tecnológicos por isso se faz necessário que estejamos em constante aprendizado para poder acompanhar e absorver toda essa gama de informações.
É importante e de grande valia que o Governo disponibilize o acesso ao mundo da informática, haja vista que está presente em toda parte no nosso cotidiano, assim muitos poderão fazer parte de fato do mundo globalizado, compreender novas formas de comunicação, novas maneiras de se relacionar com as pessoas e com o mundo, encurtar distancias e expandir fronteiras e viajar o mundo sem sair do lugar.
É preciso então repensar o modo de ensino-aprendizagem dentro das escolas, reconstruir a maneira de transmitir e produzir conhecimento para que se faça chegar também aos discentes a educação digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário