quinta-feira, 8 de abril de 2010

A prática pedagógica mais próxima da realidade dos estudantes

No processo de construção de um projeto pedagógico, antes de tudo se faz necessário pensar no dia-a-dia do público a quem vai se dirigir essa prática, fazendo dessa maneira uma indagação sobre a realidade vivida por ele. Quando o projeto é de uma sala de informática então, o processo requer muito mais atenção e criatividade na elaboração das atividades, haja vista que o público a quem se destina são crianças e jovens da era digital, geração com grande interesse em internet, bate-papo, correios eletrônicos, etc.
Partindo então da visão dessa realidade, é fundamental utilizá-la na elaboração de tarefas mas também sabendo o que se quer dos alunos e aonde se pretende chegar. O recurso deve estar em segundo plano, apenas como um apoio para o aprendizado de um conteúdo, apoio pedagógico mesmo, atentando para que a aula não se torne uma aula de informática, pois ocorre que muitos alunos se limitam a conhecer a fundo os recursos de bate-papos, sites de relacionamento e pouco sabem sobre editar um texto, fazer pesquisas ou mesmo anexar arquivos em um e-mail.
Utilizando de estratégias, é possível trabalhar a leitura, a interpretação, construção de textos, formar opiniões, ou seja, trabalhar inúmeras habilidades.
É possível e atraente utilizar as ferramentas de comunicação da internet na proposta pedagógica da sala de informática pois estimula os alunos a participar, criar e pensar, fazendo-os desenvolver habilidades cognitivas a partir de algo próximo de sua realidade.

Um comentário:

  1. com certeza não se pode mais deixar de lado essa ferramenta tão necessária no processo de construção do conhecimento de nossos alunos.

    ResponderExcluir